A História do Harmônio
O harmônio, ou harmonium é um instrumento musical de fole e teclado que é de origem Europeia, e foi criado no século XIX. Esse instrumento se tornou muito popular na Índia e sua introdução no país está associada à influência colonial britânica.
Durante o domínio britânico na Índia, o harmônio foi introduzido pelos missionários cristãos como parte de suas atividades missionárias e cultos religiosos. Sua portabilidade, facilidade de uso e capacidade de produzir acordes tornaram-no popular entre os músicos indianos, especialmente no contexto dos kirtans e bhajans, porém ele também ganhou destaque na música clássica indiana e é amplamente utilizado em diversas formas de música popular e tradicional da Índia.
Apesar de sua origem europeia, o harmônio se integrou profundamente na música e cultura indiana, desempenhando um papel significativo em muitas tradições musicais e espirituais do país.

Sobre Mim e Meu Método:
Thiago Pitiá (eu), comecei meus estudos de música em 1987, hoje sou multi instrumentista e professor de música e dou aulas desde 1997, à partir de minha experiência como professor criei um método que batizei de Método DMI (Desenvolvimento Musical Integral), uma forma de estudo comprovadamente muito eficiente que te transforma em um músico mais criativo e completo.
As mesmas estratégias de aprendizado que vivenciei através da minha trajetória como músico, de todos os cursos, faculdade e grandes professores que tive contato nestes mais de 35 anos de estudo contínuo da música, estão condensadas e organizadas no meu modo de ensinar, para facilitar o seu aprendizado do harmônio. As centenas de alunos de diversos instrumentos que tive nestes anos, foram a matéria prima para o desenvolvimento da minha metologia de ensino e com certeza foram muito beneficiados e tiveram grandes resultados no aprendizado da música.
Meu modo de ensinar harmônio, é uma mescla de minha bagagem como músico ocidental e da forma como os indianos tocam o instrumento. Os indianos tocam em geral apenas a melodia com um baixo pedal, e nós ocidentais tocamos fazendo acordes, em meu método faço a união dessas duas linguagens.
Uma particularidade interessante na forma de se tocar harmonio é que a melodia que é cantada, é tocada simultaneamente no instrumento e o fato da melodia estar sendo cantada e tocada ao mesmo tempo, auxilia a pessoa a afinar melhor as notas o que ajuda a desenvolver o canto.
Sobre o poder dos canticos devocionais
por Paramahansa Yogananda
Canções são como sementes: é preciso cultivá-las no solo da devoção. As canções da SRF/Yogoda são sementes vivas e espiritualizadas, pois o poder vibratório de minhas orações está oculto por trás das palavras de todas elas. Se você as cantar com verdadeira devoção no coração, sentirá o que eu senti quando as compus.
Plante no coração a semente de uma verdadeira canção de amor; regue-a continuamente com devoção e ela brotará na forma de um contato Divino. Aprenda a espiritualizar uma canção cantando-a com entendimento e devoção sempre crescente, durante horas de cada vez, por semanas, até que toda a devoção dessa canção seja expressa e Deus responda ao apelo de sua alma. Quando uma canção é espiritualizada dessa maneira, ela se torna um código vivo por meio do qual você pode atrair Deus para o templo do seu coração a qualquer momento que a cantar.
Esta arte de espiritualizar uma canção pela repetição devota é o fundamento do cântico, o tipo de canto devocional desenvolvido e aperfeiçoado na Índia.
Kirtans e Bhajans:
Kirtan é a prática de repetir através do canto, mantras sagrados, ela purifica a mente e promove grande paz deixando a mente silenciosa e propícia para se conectar com a Essência. Essa pratica exercita a concentração e faz com que a pessoa se torne mais consciente e pacifica e isso melhora muito a qualidade de vida.
Bhajans são poemas espirituais que também elevam a frequência da mente uma vez que foram compostos para a prática da devoção ao Divino que é a Essência de todos.
Originalmente cantados na língua Sânscrita os Kirtans e Bhajans posteriormente foram adaptados à língua nativa de cada país conforme se espalhou pelo mundo.
Sobre as aulas
- Do nível básico ao avançado, abordando diversos repertórios conforme o interesse do aluno.
- Curso dirigido às necessidades e objetivos de cada um.
- Só melodia, melodia com baixo, melodia com acordes.
- Aprofundamento na compreensão rítmica.
- Aulas de teoria, leitura e percepção (se interessar).
- Aulas presencial, online ou híbrida.
- Aulas semanais ou quinzenais, individuais com duração de uma hora.
- Planos mensal, trimestral ou semestral.
Professor desde 97
Extensa experiência com alunos de todos os níveis, do básico ao avançado, desde 4 anos até mais de 70 anos, com os mais diversos objetivos, desde alguém que quer tocar como hobby até aqueles que estudam para se tornarem profissionais.
Metodologia Personalizada
Métodologia flexível e adaptável aos interesses de cada aluno, onde busco trabalhar os principais pontos necessários para um desenvolvimento equilibrado e ao mesmo tempo respeitando aquilo que o aluno busca quando quer aprender um instrumento.
Orientação Para o Estudo
Em minhas aulas, ajudo o aluno a organizar seu estudo em casa, esse é um dos aspectos do Método DMI (Desenvolvimento Musical Integral) que desenvolvi e que é essencial para um aprendizado mais eficiente e objetivo.
Depoimentos de alunos

“Gostei muito da metodologia do Thiago no harmônio, ele criou um jeito de tocar e de ensinar que é bem acessível e diferente porque une um pouco de linguagem da Índia com a linguagem ocidental.”

“O Thiago me ajudou a aprender a tocar e cantar os cantos e mantras que tanto gosto! Ele consegue entender a forma como eu compreendo a música e através disso consegue me passar aquilo que eu preciso.”

“Thiago é um ótimo profissional. Muito preparado e paciente. Gosto muito das aulas, da forma como são preparadas e realizadas e das explicações das músicas e da teoria. Além das aulas tem sempre vídeos gravados para estudar durante a semana o que me ajuda muito.”